António José Seguro, antigo secretário-geral do PS, será candidato às presidenciais de 2026, afirmou Álvaro Beleza, militante socialista e presidente da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES).
Corpo do artigo
No rescaldo da noite eleitoral deste domingo, Álvaro Beleza, militante socialista e presidente da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES) disse, esta segunda-feira, à Antena 1, que António José Seguro será candidato às presidenciais de 2026. Seguro liderou o PS entre 2011 e 2014, mas perdeu as eleições primárias do partido contra António Costa.
"O congresso do partido só deveria ser depois das eleições autárquicas. E o presidente do partido assumir a gestão do partido até ao congresso. Acho um erro ter a pressa de antecipar isto já, porque as eleições autárquicas... o Partido Socialista tem ótimos candidatos em câmaras e já estão definidos, já estão escolhidos. Por outro lado, já têm um candidato presidencial assumido, que vai apresentar a sua candidatura, que é António José Seguro, que foi líder do partido, que é moderado...", disse Álvaro Beleza.
No início deste ano, Seguro lançou uma associação cívica chamada Movimento UPortugal. "Em Portugal rareiam os espaços de debate livre, sereno, esclarecido e respeitador da opinião divergente. O que nos move e une é uma visão humanista e a crença de que a partilha do conhecimento é essencial para o progresso humano", escreveu o antigo secretário-geral do PS numa mensagem publicada no site do mesmo movimento.
António José Seguro tem sido apontado como potencial candidato às eleições presidenciais de 2026. Em diversos momentos, Seguro disse que ponderava uma candidatura a Belém, mas ainda não veio a público confirmar e formalizar essa intenção. Entre os candidatos confirmados às presidenciais de 2026 estão Luís Marques Mendes (antigo presidente do PSD), o almirante Gouveia e Melo, Mariana Leitão (Iniciativa Liberal) e André Ventura (Chega).