O presidente da República considerou, esta segunda-feira, que a nomeação do bisco Américo Aguiar como cardeal pode significar que há a intenção de que venha a ser o futuro cardeal-patriarca de Lisboa.
Corpo do artigo
Marcelo Rebelo de Sousa, que falava aos jornalistas no fim de uma iniciativa no antigo picadeiro real, junto ao Palácio de Belém, em Lisboa, manifestou-se "muito feliz" por Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa, ter sido nomeado cardeal da Igreja Católica.
"Normalmente, um bispo auxiliar não vai a cardeal, a não ser na pressuposição de que deixa de ser bispo auxiliar, o que quer dizer que pode significar que o senhor dom Américo venha a ser o futuro cardeal-patriarca de Lisboa", declarou o chefe de Estado.
O presidente da República assinalou que "Portugal passa a ter seis cardeais, nunca teve na sua história". Por outro lado, referiu que Américo Aguiar, de 49 anos, é "um cardeal muito novo".
O cardeal-patriarca de Lisboa é desde 2013 Manuel Clemente, que está com 74 anos. Na Páscoa deste ano, Manuel Clemente anunciou que era última que celebrava enquanto cardeal-patriarca de Lisboa.