O bispo auxiliar de Lisboa, Américo Aguiar, anunciado este domingo como futuro cardeal, será o segundo mais jovem membro do Colégio Cardinalício.
Corpo do artigo
Quando assumir as novas funções, no dia 30 de setembro, o novo cardeal português terá 49 anos, mais um do que o bispo italiano Giorgio Marengo, prefeito Apostólico de Ulaanbaatar, na Mongólia, que, no ano passado, se tornou o mais jovem elemento do Colégio Cardinalício.
Entre os 21 novos cardeais, que serão nomeados no consistório marcado para setembro, Américo Aguiar é o mais novo. No pólo oposto está frei Luos Pascual Dri, frade franciscano, de 96 anos, confessor no Santuário de Nossa Senhora de Pompeia, Buenos Aires (Argentina), havendo mais dois acima dos 80 anos.
O anúncio feito na manhã deste domingo pelo Papa Francisco, com a inclusão de Américo Aguiar na lista dos novos cardeais, acontece a menos de um mês da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, cujo principal rosto tem sido o bispo auxiliar de Lisboa.
Numa primeira reação à nomeação, o futuro cardeal português considerou que se trata de "uma homenagem à juventude portuguesa" e admitiu estar surpreendido com a notícia. O primeiro-ministro, António Costa, felicitou este domingo com "enorme satisfação" Américo Aguiar, considerando que a escolha do Papa Francisco "muito prestigia Portugal". Também Augusto Santos Silva disse representar "uma prova de confiança" na organização da Jornada Mundial da Juventude.
Segundo a agência Ecclesia, o Colégio Cardinalício tinha, até agora, 222 membros, incluindo cinco portugueses: Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima, José Tolentino Mendonça, arquivista e bibliotecário da Santa Sé, Manuel Monteiro de Castro, penitenciário-mor emérito, e José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos.
Américo Aguiar, que é o responsável máximo da Igreja Portuguesa pela realização da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa e em Loures, na primeira semana de agosto, vai ser o 48.º cardeal português, segundo a agência Ecclesia.
