O Chega informou esta quinta-feira que André Ventura não regressará à campanha eleitoral, depois de uma nova indisposição, durante uma arruada em Odemira, que o levou a fazer um exame ao coração. O cateterismo efetuado não revelou qualquer problema cardíaco e o presidente do Chega teve alta esta noite.
Corpo do artigo
Numa curta nota, o partido adiantou que, "atendendo à situação e às últimas informações médicas, o presidente do Chega não estará mais na campanha e regressará a casa logo que receba alta do hospital de Setúbal".
André Ventura, de 42 anos, foi sujeito, esta tarde, a um exame ao coração, que não revelou problemas. "Sinto-me melhor, conseguiram tranquilizar-me em relação à parte cardíaca e vamos fazer outras análises, com muita pena, mas terei mesmo de parar", afirmou Ventura à saída do hospital, cerca das 22.30 horas.
"Todo o diagnóstico aponta para que tenha sido um espasmo esofágico agudo, com muita pena não conseguirei acompanhar o dia de amanhã, vou ter de olhar pelo meu esófago", disse ainda aos jornalistas.
Durante a tarde, Filipe Seixo, o diretor de Cardiologia do Hospital de Setúbal, para onde o líder do Chega foi transferido, explicara que o deputado estava "em observação, assintomático e muito bem-disposto".
Para já, o diagnóstico efetuado no Hospital de Faro, que indicou que André Ventura teve um espasmo no esófago na terça-feira à noite, continua a ser a hipótese mais plausível. "Continuámos com esse diagnóstico principal em primeira hipótese. Parece realmente ser esse o diagnóstico. O procedimento que fizemos ao coração correu bem, portanto, estamos a manter a observação para ver se não há novidades em termos clínicos", afirmou então Filipe Seixo.
Foi o segundo dia de campanha em que o presidente do Chega se sentiu indisposto, sendo levado em braços pelos seguranças para uma viatura até à chegada da ambulância do INEM, que depois o transportou para o centro de saúde local. O candidato foi transferido para o Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, e mais tarde para o Hospital de Setúbal, onde permanece a fazer exames.
Na sexta-feira, último dia da campanha eleitoral, o Chega tem agendada uma visita ao Mercado do Livramento, em Setúbal, e a habitual arruada no Chiado. "A agenda manter-se-á inalterada", referiu também o partido.