A diminuição de glóbulos vermelhos provoca complicações no corpo. Menos oxigénio no sangue, cansaço permanente. As causas são distintas, os tratamentos diversos. Esta é uma doença com várias velocidades.
Corpo do artigo
A dificuldade de concentração, a sensação de fadiga que não passa, por vezes, palpitações fora de sítio, às vezes, uma dor de cabeça. Arranja-se justificação sem perceber que algo não está a funcionar como deveria. Os glóbulos vermelhos, que transportam oxigénio e dão cor ao sangue, não estão a cumprir a sua função. O organismo quebra e os sintomas manifestam-se. É uma anemia. A definição médica é clara: condição clínica que resulta da diminuição de glóbulos vermelhos e o sangue fica com menos capacidade de transportar oxigénio para os tecidos do corpo. A concentração de hemoglobina é inferior ao normal. É preciso fazer exames, é preciso tratar.
O que é que acontece no organismo? O que é necessário perceber? “Esta diminuição dos glóbulos vermelhos pode dever-se a um dos três principais mecanismos: perda de sangue, diminuição da produção de glóbulos vermelhos ou aumento da destruição dos glóbulos vermelhos”, responde Daniel Bertoluci Brito, especialista em medicina geral e familiar da Clínica Espregueira, no Porto. “Dentro de cada um destes mecanismos, podemos ter causas distintas, desde défice nutricionais, a infeções, fármacos ou até doenças genéticas”, refere.