Mais de um milhão de crianças e jovens recebem, esta terça-feira, um complemento ao abono de família no valor de 45 euros. O apoio do Governo é pago trimestralmente a famílias que recebem abono até ao quarto escalão.
Corpo do artigo
Uma das medidas do Governo para ajudar a combater as dificuldades resultantes do aumento do custo de vida passa pelo reforço do abono de família. A primeira prestação, referente aos primeiros três meses do ano, chega, esta terça-feira, a cerca de 1,08 milhões de crianças e jovens.
As famílias com rendimentos brutos anuais até 16 815 euros ou 1201 euros mensais, até ao 4.º escalão de rendimentos, irão receber um apoio no valor de 15 euros mensais, embora o pagamento seja feito trimestralmente. A primeira das quatros tranches chega, agora, no dia 16 de maio através de transferência bancária, sendo que as próximas serão pagas em junho, em agosto e em novembro. No total, irão receber 180 euros por ano.
16067352
Quem tem dinheiro
Apenas terão direito ao apoio as crianças que recebem abono de família. Os agregados do 1.º, 2.º e 3.º escalões de rendimento receberão a ajuda para os jovens até aos 18 anos. No entanto, as famílias do 4.º escalão só têm direito ao apoio se a criança tiver até seis anos. Isto, porque os menores com mais de seis anos, filhos de famílias integradas no 4.º escalão, não têm direito a abono de família.
Este apoio complementar será pago em simultâneo com a transferência do abono de família.
O apoio faz parte de um pacote de medidas apresentadas pelo Governo, em março, que visa dar resposta à subida da inflação e ao aumento do custo de vida. As quatro prestações serão pagas por transferência bancária, sendo necessário que as famílias atualizem o IBAN no portal da Segurança Social Direta.
16159091