
Foto: Direitos reservados
"Henrique Gouveia e Melo. O homem e o futuro de Portugal", de Isabel de Santiago, fo apresentado esta quinta-feira, na Livraria Almedina, em Lisboa, por José Manuel Fernandes e José Miguel Júdice, que assina o prefácio. O livro chega às bancas no dia 9 de dezembro.
A obra é descrita pela editora, a Livros D"Hoje, como "um retrato intimista e empático da vida de Henrique Gouveia e Melo". José Miguel Júdice, mandatário da candidatura presidencial de Cotrim Figueiredo, adversário do almirante na corrida a Belém, diz tratar-se de um livro de "leitura essencial, pelo retrato, bem informado e argumentado, do percurso do almirante".
"Por ser mulher, e não ser jornalista, escolhi seguir outra abordagem, mais sensível e mais próxima da escuta, fazendo perguntas, insistindo. Procurei pelos meus próprios meios encontrar pessoas que o conhecem no mundo civil e que o marcaram. Tudo isso fez com que passasse a olhar para o almirante Gouveia e Melo de maneira diferente", refere Isabel de Santiago. "Descrever Henrique Eduardo - para mim - ou o Almirante Gouveia e Melo - para a maioria -, hoje candidato a chefe de Estado da República Portuguesa, é o resultado de uma análise atenta, de uma leitura pessoal que fui construindo ao longo do tempo", acrescenta a autora.

