Associação de Turismo do Porto acabou de assinar protocolo para a promoção externa da região até 2018, com o Turismo de Portugal.
Corpo do artigo
Em resposta à criação da Agência de Promoção Externa pela Entidade de Turismo do Porto e Norte, a Associação do Turismo do Porto (ATP) reconhece o direito à livre associação, mas lembra que acabou de assinar com o Turismo de Portugal um protocolo para a promoção externa da região até 2018, adiantou ao JN fonte oficial da entidade liderada por Rui Moreira.
Recorde-se que a Entidade de Turismo do Porto e Norte, presidida por Melchior Moreira, tem competências para a promoção interna (na Península Ibérica), cabendo a promoção externa à ATP. "Acabamos de assinar um protocolo com várias entidades, incluindo o Turismo de Portugal, para os anos 2016 a 2018", pelo que a competência para "vender" da região em países terceiros continua a pertencer à ATP, adiantou a fonte.
A Câmara do Porto - o principal sócio da ATP, tanto que ambos têm o mesmo presidente, Rui Moreira - reforçou este ano a participação na associação, que conta também com um novo sócio, a autarquia de Matosinhos. "São sinais de confiança no trabalho que a ATP tem desenvolvido e que está patente no cada vez maior número de turistas" e nos prémios que tem recebido, disse a mesma fonte.
As duas organizações de promoção do turismo - a Entidade liderada por Melchior Moreira e a Associação presidida por Rui Moreira - têm estado em confronto sobre a melhor forma de promover a região. Recentemente, Rui Moreira disse, mesmo, querer retirar a referência ao Porto do nome da entidade de Melchior Moreira. "Essa entidade promove um Portugal bucólico que não interessa à imagem da cidade", que se "libertou de uma visão bucólica que era vista até com algum paternalismo por Lisboa" e não quer "regressar a ela", disse o autarca, em reunião de câmara, na semana passada.