Um avião comercial da Qatar Airways aterrou de emergência, este domingo, na base das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores.
Corpo do artigo
Um Boeing da Qatar Airways que realizava o voo QR708 entre o aeroporto de Washington/Dulles, nos Estados Unidos, e Doha, no Qatar, teve que efetuar uma "aterragem de emergência médica" este domingo no aeroporto das Lajes, ilha Terceira.
Três passageiros foram assistidos no Hospital de Santo Espírito, segundo um comunicado do Conselho de Administração do Hospital da Terceira, enviado à agência Lusa.
"Dois desses passageiros já receberam alta hospitalar, após observação no Serviço de Urgência. Um deles acabou por ser internado, sendo que o seu estado de saúde não inspira cuidados", acrescenta o mesmo comunicado.
Fonte da Proteção Civil dos Açores esclareceu que se tratou "de uma aterragem de emergência médica", depois de um passageiro se ter "sentido mal", após "alguma turbulência" durante o voo, pelo que foi transportado para o hospital.
805396533298470912
Um jornalista da Al-Jazeera que seguia a bordo relatou a turbulência sentida a bordo, que causou ferimentos em alguns passageiros e obrigou o piloto a dirigir-se para as Lajes.
A Força Aérea Portuguesa confirmou igualmente à Lusa ter-se registado "uma situação de emergência médica de uma aeronave civil" nas Lajes.
A diretora da Aerogare Civil das Lajes, Isménia Alves, disse à Lusa que a companhia aérea tem voo previsto para as 09 horas de segunda-feira, estando os passageiros atualmente hospedados em hotéis de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória.
Isménia Alves adiantou que a Qatar Airways contratou os serviços de "handling" locais, tendo sido distribuídas refeições ligeiras e bebidas aos passageiros, mas admitiu demoras na atribuição dos vistos provisórios de entrada na União Europeia.
Segundo a responsável, das 356 pessoas que seguiam a bordo, 191 não tinham visto de entrada e foi necessário arranjar vistos provisórios, salientando que "é um processo demorado".
A aerogare foi alertada para a situação de emergência médica cerca das 06.30 horas deste domingo.