
Previstão de ondas com cinco a seis metros, com altura máxima de dez metros
Foto: João Manuel Ribeiro / Arquivo
Sete distritos de Portugal continental estão sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à agitação marítima, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo estão em alerta laranja para a agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com cinco a seis metros, com altura máxima de dez metros, refere uma nota do IPMA. Este aviso é válido entre as 13.18 horas de hoje e as 0 horas de segunda-feira.
Segundo o IPMA, foi emitido um aviso amarelo para a queda de neve nos distritos de Braga, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Viana do Castelo e Vila Real.
Para os distritos de Braga, Bragança, Viana do Castelo e Vila Real o aviso é válido entre as 21 horas de hoje e as 12 horas de segunda-feira. Estima-se que nestes territórios se possa verificar "queda de neve acima de 800/1000 metros, com acumulação entre um e cinco centímetros acima de mil metros.
Nos distritos de Castelo Branco e Guarda, o alerta vigora entre as 12 horas de segunda-feira e as 6 horas do dia 23.
Leia também Vários distritos pintados de branco com queda de neve este domingo
O IPMA alerta que nestas zonas a queda de neve pode verificar-se acima de 1200 metros, "subindo gradualmente a conta para os pontos mais altos da Serra da Estrela, com acumulação entre um e cinco centímetros, podendo ser até 10 centímetros na Torre".
De acordo com o IPMA, poderão verificar-se perturbações causadas pela queda de neve "com acumulação e possível formação de gelo", provocando "vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores" e dificuldades em abastecimentos locais.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado, e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O inverno começou este domingo, com previsão de temperaturas máximas a variar entre os 4 e os 14 graus Celsius, segundo o IPMA. Portugal continental está a ser afetado durante este fim de semana por uma massa de ar polar marítima que provocará a queda de neve a cotas mais baixas e temperaturas próximas ou inferiores a 0 graus no interior Norte e Centro.
