B-Rail propõe-se explorar 22 ligações diárias, incluindo 13 entre Porto e Lisboa e aposta na articulação com rede de autocarros para chegar a outras cidades.
Corpo do artigo
A B-Rail - Mobilidade Ferroviária, empresa do grupo Barraqueiro, já notificou a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) da intenção de explorar um novo serviço de transporte ferroviário de passageiros entre Braga-Lisboa e Porto-Faro. O objetivo é começar a operar a rede, composta por 22 ligações diárias, a partir de 1 de janeiro de 2023 e durante um período mínimo de 20 anos.
O projeto serve diretamente os concelhos de Braga, Famalicão, Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa, Palmela, Silves, Albufeira, Loulé e Faro, no eixo atlântico português, mas promove a integração modal com autocarros para chegar a outros destinos, apoiando-se no domínio do Grupo Barraqueiro no transporte rodoviário de passageiros. "Queremos oferecer um serviço de qualidade, que faça a articulação com os nossos serviços rodoviários. Será um transporte intermodal efetivo, de coordenação total de meios, baseados numa plataforma digital em desenvolvimento", explica ao JN Alberto Ribeiro, gestor do grupo com a responsabilidade no desenvolvimento de novos negócios.
A estratégia passa por disponibilizar pacotes exclusivos que incluem a viagem de comboio e as viagens em autocarros da rede de expressos da Barraqueiro. Esta integração modal será aprofundada ao nível do tarifário, da bilhética e dos horários para integrar os dois modos de transporte.
Querem complementar
O primeiro comboio do dia da B-Rail partirá do Porto (Campanhã) às 5.40 horas e chegará a Lisboa (Sete Rios) às 8.21 horas. Já da capital para Norte até Braga, com paragens em Coimbra, Aveiro e Porto, a empresa propõe que o primeiro comboio parta às 6.09 horas.
Além das 13 ligações entre as duas maiores cidades portuguesas, os serviços diários incluem as ligações entre Braga e Lisboa (cinco) e Porto e Faro (quatro). O serviço proposto será semelhante ao atual Alfa Pendular, da CP (ler À Lupa).
À AMT caberá verificar, agora, se o novo operador põe em causa o equilíbrio económico da CP, que tem um contrato de serviço público com o Estado. Alberto Ribeiro defende que o projeto aposta numa "lógica de complementaridade" e não de concorrência direta, pelo que espera obter o parecer favorável do regulador. "Os horários que propomos não afetam os da CP. Não queremos prejudicar, mas beneficiar, atraindo mais pessoas para os caminhos de ferro".
O grupo Barraqueiro tem semelhante expectativa relativamente ao pedido de licença de operador ferroviário entregue, em fevereiro, no Instituto da Mobilidade e dos Transportes, prevendo uma resposta no prazo de "cerca de um mês".
Linha Porto-Lisboa
De Campanhã partirão seis comboios rumo à estação de Sete Rios, em Lisboa, três de manhã e outras tantos durante a tarde. No sentido inverso, haverá sete ligações, duas de manhã e cinco durante a tarde e a noite. O tempo de viagem é de 2.30 horas, com três paragens.
Do Norte ao Algarve
Entre Porto e Faro estão previstos dois horários, tal como existem atualmente no Alfa Pendular da CP: um de manhã e outro ao fim da tarde. No sentido inverso, propõem-se duas linhas. A viagem demora seis horas, com oito paragens.
Entre Braga e a capital
Estão previstos dois horários para a linha Braga-Lisboa e três para Lisboa-Braga. Terão um tempo de viagem de pouco mais de três horas, com cinco paragens.