Quarta-feira foi, de acordo com o IPMA, o quinto dia mais quente. Noites tropicais, hoje, em 80% do território.
Corpo do artigo
O dia 13 de julho fica já nos registos climatológicos com vários recordes. Além de ter sido o quinto mais quente, em 13 estações meteorológicas bateram-se extremos absolutos da temperatura máxima do ar. Num dia em que metade do país viu os termómetros ultrapassarem os 40 graus. Para esta quinta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê noites tropicais, com temperaturas iguais ou superiores a 20ªC, em 80% do território, e máximas superiores a 30 graus em praticamente todo o país.
Daquelas 13 estações meteorológicas, destaque para a da Lousã, que chegou aos 46.3ºC, seguida de Ansião, nos 44.7ºC. Seguem-se Mirandela (43.8ºC), Monção (42.7ºC), Coimbra/Bencanta (42.6ºC), Proença-a-Nova (42.2ºC), Chaves (41.8ºC), Moimenta da Beira (41.7ºC), Bragança (41.0ºC), Macedo de Cavaleiros (41.0ºC), Figueira da Foz (41.0ºC), Carrazeda de Ansiães (39.8ºC) e Porto/Pedras Rubras (38.9ºC). De referir que na listagem de 58 estações monitorizadas pelo IPMA, exceto em duas, todos os extremos absolutos de máxima do ar registaram-se já no presente século.
Dias quentes até domingo
Na sua atualização diária, aquele instituto estima uma "descida gradual" das temperaturas a partir desta quinta-feira, "ainda com a ocorrência de noites tropicais e dias quentes, muito quentes e excessivamente quentes até dia 17". Recorde-se que estão sob aviso vermelho, o mais elevado da escala alertando para calor extremo, oito distritos - Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Santarém. Excetuando Faro, que se mantém sob aviso amarelo, os restantes estão no laranja. Cerca de 45% do país deverá registar, nesta quinta-feira, temperaturas superiores a 40 graus Celsius.
Nestes primeiros 12 dias de julho, o valor médio da temperatura máxima do ar em Portugal Continental foi de 32.9ºC, que contrasta com um valor normal de 28.72ªC. Já a mínima registou um valor médio de 16.6ºC, face à normal de 15.62ºC. Numa vaga de calor que assola todo o país, com destaque para Santarém, onde a onda de calor leva já 12 dias, e Montalegre e Pinhão (10 dias).