As autoridades de saúde portuguesas identificaram um caso de sarampo num bebé oriundo do Reino Unido e estão a alertar para a possibilidade de aparecimento de novos casos por efeito de contágio, avança este sábado a Renascença.
Corpo do artigo
De acordo com o delegado de saúde Regional de Lisboa e Vale do Tejo, António Carlos Silva, "foi confirmado um caso de sarampo, importado do Reino Unido (Birmingham), numa criança de 20 meses (não vacinada), residente temporária no concelho de Sintra". Não há, para já, mais pormenores sobre o seu estado de saúde.
António Costa Silva prevê que seja possível o aparecimento, "nos serviços de saúde, de utentes apresentando sinais e sintomas compatíveis com sarampo, nomeadamente febre e exantema maculopapular".
Os casos suspeitos devem ser notificados no Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE), deve ser contactada a Autoridade de Saúde e iniciada a investigação pelo Laboratório do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Na nota citada pela Renascença, o delegado de saúde diz ainda que, tendo em conta que o sarampo está eliminado em Portugal desde 2015, "apenas um caso constitui um surto", razão pela qual aconselha a vacinação de pessoas vulneráveis.