Bento XVI "muito satisfeito" e "reconfortado" com visita a Portugal
O papa Bento XVI está "muito satisfeito" com a visita a Portugal, de onde regressou na sexta-feira "reconfortado".
Corpo do artigo
"A recepção foi enorme e calorosa, e também superior às previsões dos organizadores. O papa ficou muito impressionado, muito satisfeito e reconfortado", disse hoje, sábado, à Rádio Vaticano, o porta-voz Federico Lombardi, que faz da deslocação papal a Portugal um balanço "certamente positivo".
"A viagem correu muito bem e nós também podemos dizer que esta foi uma viagem maravilhosa", acrescentou.
Para o porta-voz, a forte presença de crentes na iniciativa é um sinal de afecto que foi certamente apreciado pelo papa e que também demonstrou a vitalidade da Igreja.
Sobre o escândalo de abuso sexual de crianças por padres, "o papa reiterou que o sofrimento e as dificuldades da Igreja são também, em particular, dentro de si mesma, ou seja, que todos são pecadores", disse.
Bento XVI concluiu a sua peregrinação em Portugal na sexta-feira no Porto, onde, como em Lisboa, mas sobretudo em Fátima, uma multidão de fiéis entusiasmados manifestou o seu apoio, apesar da crise dos escândalos de pedofilia.
No domingo, milhares de católicos italianos são esperados na praça de São Pedro para dar apoio a Bento XVI, naquele que alguns meios de comunicação já apelidaram de "Dia do Papa."