Arquidiocese de Braga faz sessões em direto na página do Facebook e YouTube. Há jogos, música e orações.
Corpo do artigo
A pandemia instalada à conta da Covid-19 fechou igrejas e espaços paroquiais, mas a arquidiocese de Braga encontrou nas redes sociais (Facebook e YouTube) uma forma de continuar a chegar a milhares de fiéis. Há missas diárias com o arcebispo D. Jorge Ortiga e, desde 20 de março, arrancaram sessões de catequese orientadas pelo bispo auxiliar D. Nuno Almeida. Inicialmente, às sextas-feiras, as duas últimas sessões em agenda vão decorrer ao sábado (amanhã e a 2 de maio), às 16 horas.
Os últimos diretos nas redes sociais contaram com mais de 20 mil visualizações e ultrapassaram uma centena de comentários, com crianças, pais e catequistas a lançarem questões em tempo real e elogios.
Proposta aceite
D. Nuno Almeida confessa que, num primeiro momento, ainda "hesitou" com a proposta do Departamento de Comunicação da arquidiocese, mas as dúvidas sobre a pertinência das sessões desvaneceram "logo na primeira sessão". "Foi uma surpresa completa [a adesão das pessoas]. Percebi que estas sessões fazem falta. Até pediram para ser diário", confidencia, ao JN, admitindo que a afilhada, com 10 anos, foi uma conselheira sobre como orientar as aulas. "Disse-me que devo fazer perguntas para as crianças responderem em vez de pedir apenas", elucida, garantindo que tomou em atenção as orientações da menina.
12100123
Na caixa de comentários, surgem muitas mensagens de fiéis de várias paróquias a assinalar a participação, outras com dúvidas. "Onde está Deus nesta pandemia", questionou uma criança na primeira sessão. Há quem tenha perguntado "como é a aparência de Deus" ou até quem interrogue D. Jorge Ortiga sobre "como é celebrar a missa sem assembleia".
No início do mês, o arcebispo esteve junto de D. Nuno Almeida para responder a todas as dúvidas dos mais novos e até confidenciou ao bispo auxiliar que tem passado a quarentena a "rezar mais, a ler e a refletir sobre as responsabilidades" da diocese. Apelou aos pais dos jovens que se inscrevam para trabalhar em instituições sociais, como lares, em situações que o deixam "preocupado".
Em cerca de uma hora, D. Nuno Almeida ainda faz orações, jogos, proporciona momentos musicais e lança atividades para a assistência fazer em casa. "Pretendo que seja momento de serenidade e algum bom humor", conclui.
Sessões na RTP2
O Secretariado Nacional da Educação Cristã arrancou com o projeto "Say Yes", relativo à catequese da adolescência. Às quartas-feiras, às 15.10 horas, na RTP2, são apresentados programas de 20 minutos, que depois ficam disponíveis no YouTube da Agência Ecclesia e do Educris.
12091559
YouTube para crianças
No canal de Youtube Educris são disponibilizados, de segunda a sexta-feira, às 18.30 horas, vídeos com duração de 20 minutos com catequese para crianças.
Sala virtual
A paróquia de Santa Maria Maior, Chaves, implementou catequese online, mas funciona através de uma sala virtual.