O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, visitou na manhã desta segunda-feira, o Centro Escolar de Paços de Ferreira.
Corpo do artigo
No arranque às aulas presenciais para as crianças das creches, pré-escolar e primeiro ciclo, o ministro garantiu que o processo de testagem vai ser intensificado para o pessoal docente e não docente e garantiu que "as escolas continuam a assegurar um conjunto de procedimentos que fazem das escolas um lugar seguro".
Após visitar o Centro Escolar de Paços de Ferreira, onde interagiu com os alunos e os professores que regressaram às aulas neste novo desconfinamento, Tiago Brandão Rodrigues garantiu que as escolas são "um lugar seguro", na medida em que cumprem todas as normas impostas pela Direção-Geral de Saúde, caso da higienização das mãos, protocolos de circulação e uso de máscaras.
Falando do processo de testagem da comunidade educativa, o governante deu nota de que este teve início no dia 20 de janeiro - quando as escolas ainda se encontravam em funcionamento - tendo sido realizados 65 mil testes, com grau de positividade entre 0,1 e 0,2 por cento.
No novo arranque do ensino presencial, dá-se início a uma segunda fase, "muito mais exigente", durante a qual vai ser feito "um primeiro varrimento" a todos os que agora regressam às escolas. "Depois serão realizadas novas testagens com a periodicidades que a Direção Geral de Saúde entender e nos municípios que têm níveis de incidência maior do que 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, ao contrário do grau de exigência na primeira fase que era de 960", explicou.
Processo de vacinação da comunidade educativa arranca no fim de semana
O processo de vacinação do pessoal docente e não docente das escolas arranca já este fim de semana. Em Paços de Ferreira, Tiago Brandão Rodrigues não se comprometeu com números e timings relativos ao processo, acrescentando que quem tem a responsabilidade de vacinar e de coordenar a vacinação é a task-force. "Fomos informados pela task-force que no próximo fim de semana começa a empreitada de vacinação dos docentes e não docentes das nossas escolas e que continuará no mês de abril", explicou.
"É a task-force que coordena todo este processo e nós estamos a coadjuvar este esforço para termos aqui um elemento suplementar para garantir a segurança das nossas escolas", declarou, recusando que seja imprudente avançar com o início das aulas sem realizar testes. "Não há aqui nenhuma irresponsabilidade", garantiu.
Critérios de avaliação nas mãos das escolas
Questionado sobre se o Governo vai dar algumas orientações aos Agrupamentos de Escolas no sentido de ajustarem os critérios de avaliação, Tiago Brandão Rodrigues disse, em Paços de Ferreira, que as escolas "têm maturidade suficiente para entender como querem fazer a avaliação dos seus alunos". "Relativamente a isso estamos muito confortáveis", afirmou, reforçando que as escolas conhecem os protocolos e a avaliação será feita segundo os moldes que cada uma delas definiu, "com graus de equidade muito significativos". "Com alguns compromissos pudemos manter a equidade e a espinha dorsal do que é o nosso acesso ao ensino superior", referiu, acrescentando que "o ano passado resultou".
"O que temos que entender entre todos é que temos que cumprir todas as regras. Não podemos baixar as mãos, relaxar em nenhum momento e temos que continuar a cumprir", rematou.
1200 pessoas vacinadas em Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras
Os cerca de 1200 docentes e funcionários dos estabelecimentos de ensino dos concelhos da área de influência do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Tâmega III - Vale do Sousa Norte (Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras), vão ser vacinados já este fim de semana.
Este processo vai abranger o pessoal docente e não docente das creches, do pré-escolar e do primeiro ciclo, que regressaram às escolas esta segunda-feira.