Caixa negra e deteção de obstáculos. O que muda nos carros novos a partir de hoje
O que acontece nos cinco segundos antes e nos 0,3 segundos depois de um acidente rodoviário vai ficar registado, a partir deste domingo, com a introdução das novas regras da União Europeia. Além da caixa negra, os carros novos são obrigados desde hoje a ter o REV, um sistema para detetar obstáculos em marcha-atrás.
Corpo do artigo
O "Event Data Recorder" (EDR) ou caixa negra, como existe nos aviões, passa a ser obrigatório e vai listar dados como a velocidade, travagem, posição e inclinação do veículo na estrada após uma colisão. Esta é apenas uma das medidas que consta de um regulamento europeu de 2019, cuja adoção final entra agora em vigor.
Devido à privacidade dos condutores, a introdução do EDR foi polémica desde o início e obrigou a União Europeia a esclarecer que a informação, registada de forma anónima, pertence ao condutor e não pode ser manipulada. Além disso, a caixa negra não pode ser desligada e é acionada de forma automática sempre que os pré-tensores dos cintos de segurança ou os airbags são ativados, o capô é elevado (o que pode acontecer em caso de atropelamento iminente) ou quando há uma mudança de velocidade lateral ou longitudinal superior a 8 km/hora em 0,15 segundos. A informação recolhida será usada pelas autoridades na reconstituição de acidentes e na determinação dos responsáveis.