A massa de ar quente que está a passar a norte e a leste da Península Ibérica está a trazer calor a várias regiões de Espanha, de França e de Itália e assim vai continuar até terça-feira, podendo registar-se máximas de 30 graus no sul do território espanhol. Estas temperaturas elevadas não se replicarão em Portugal.
Corpo do artigo
A brusca mudança meteorológica, anunciada pela Agência Estatal de Meteorologia espanhola (Aemet), começou no passado dia 7 e vai manter-se até terça-feira. Os jornais espanhóis dão conta de temperaturas entre os 25 e os 28 graus por estes dias, sobretudo no sul de Espanha. As previsões apontam que as temperaturas máximas poderão chegar aos 30 graus na terça-feira. Também França e Itália registam, nos termómetros, valores mais elevados do que é habitual para o mês do Natal. A massa de ar quente não terá o mesmo efeito em Portugal.
É certo que o nosso país está a registar, de momento, temperaturas ligeiramente acima da média de dezembro: três a seis graus acima do que são os valores médios neste mês, explica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) ao JN. A massa de ar quente trouxe precipitação, sobretudo no Norte e no Douro Litoral, contudo não se prevê que traga o calor esperado em algumas regiões da vizinha Espanha. "É normal haver uma massa de ar quente, que dá origem a alguma precipitação a Norte e no Douro Litoral, nesta altura do ano. As temperaturas vão manter-se acima da média habitual de dezembro até terça-feira, com máximas de 17 a 21 graus no Litoral e de 12 a 16 graus no Interior. As mínimas serão de 11 a 15 graus no Litoral e de 7 a 12 graus no Interior", acrescenta o meteorologista de serviço do IPMA.
Frio regressa a meio da semana
No entanto, esta subida das temperaturas não está para durar. As estimativas apontam para uma descida nos termómetros já na terça-feira à noite que os dias seguintes confirmarão. A partir de quarta-feira, as temperaturas baixam e passarão a estar dentro da média para esta época do ano.
O frio virá, ainda, com alguns aguaceiros na quarta-feira, em particular nas regiões Norte e Centro. No dia seguinte, já não há previsão de chuva e haverá dias de sol e de tempo seco, embora com frio à mistura.
"Ao final do dia de terça-feira, as temperaturas vão baixar e o vento tornar-se-á mais intenso. Nesse dia, pode chover em todo o território nacional e pode haver queda de neve. Com a descida da temperatura, teremos alguns dias de tempo seco", prevê o IPMA.