O cardeal Américo Aguiar deverá ser nomeado, em breve, bispo de Setúbal. O bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude vai ser empossado como cardeal a 30 de setembro, em Roma. Várias fontes eclesiásticas garantem que, antes disso, será nomeado bispo da diocese de Setúbal.
Corpo do artigo
“Aguardo instruções sobre a nova missão”, disse ao JN D. Américo Aguiar. A “nova missão”, de acordo com o próprio, pode ser “continuar em Lisboa, ir para Setúbal, para as Forças Armadas, para a Cúria, em Roma, ou qualquer outra missão” na Igreja, afirmou, garantindo que está “sempre alerta, como escuteiro”.
A possibilidade de ir para Roma trabalhar no Dicastério dos Leigos, Família e Vida parece, por agora, afastada. O responsável pelo dicastério, o cardeal Kevin Farrell, faz 75 anos em janeiro e está na forja a sua substituição. O nome do cardeal Américo é dos mais apontados para o cargo. Contudo, no encontro que teve, há dias, com o Papa Francisco, terá manifestado a vontade de trabalhar no terreno, em vez de ficar num gabinete.