Cavaco Silva apoia Marques Mendes e diz que Gouveia e Melo não tem competências

Cavaco Silva declarou apoio ao candidato presidencial Marques Mendes
Foto: António Pedro Santos / Lusa
Aníbal Cavaco Silva, antigo primeiro-ministro e presidente da República, assume que vai apoiar Luís Marques Mendes na corrida presidencial e considera que Henrique Gouveia e Melo não demonstra ter apetência para o cargo. "Não possui as competências e qualificações para exercer as funções de presidente da República no quadro internacional incerto e complexo que se perspetiva para os próximos 5 anos", escreveu, num artigo publicado, nesta sexta-feira, no Observador.
Corpo do artigo
Sobre o trabalho do almirante como coordenador da distribuição de vacinas contra a Covid-19, revelou que mereceu nota positiva, "tal como o oficial das Forças Armadas que lhe sucedeu". "Existem muitos oficiais das Forças Armadas com conhecimento de logística que seriam capazes de desempenhar igualmente bem a tarefa das vacinas. Mas, como é óbvio, não é esse tipo de conhecimento que qualifica um qualquer português para exercer as funções de Presidente da República", sublinhou.
Cavaco confessou também que não tem gostado das suas mensagens eleitorais. "As atitudes, afirmações e posições assumidas por Henrique Gouveia e Melo (...), em particular durante a sua campanha para a eleição presidencial, foram para mim esclarecedoras".
O responsável, de 86 anos, elogiou Luís Marques Mendes, o candidato que apoia. "Conheço-o bem. Tem experiência política, conhece o funcionamento e as especificidades das instituições da nossa democracia, da governação do país e da política externa. E é uma pessoa de bom senso, qualidade muito importante para um Presidente da República", salientou, alertando para um risco de instabilidade, no caso de ser eleito um "Presidente sem competências".
