A lista de vezes em que o ex-presidente da República Cavaco Silva atacou António Costa e os seus governos já vai longa. No sábado, fez um dos discursos mais duros de sempre a um Executivo, ao convidá-lo a demitir-se, com acusações de mentira e incompetência à mistura. Veja aqui o historial mais recente.
Corpo do artigo
12/4/2023
Cavaco Silva considerou que a situação política, que classificou dois meses antes como "muito perigosa", se deteriorou desde então "muito mais do que antecipava". Críticas que deixou no final do lançamento do livro "Crónicas de um País Estagnado", da autoria do líder parlamentar do PSD, Joaquim Miranda Sarmento, e em que esteve sentado ao lado do presidente do PSD, Luís Montenegro.
16390476
18/3/2023
Numa cerimónia promovida pela Câmara Municipal de Lisboa para assinalar os 30 anos do Programa Especial de Realojamento (PER), o antigo presidente da República arrasou a política do Governo de António Costa para o setor da habitação e referiu que o programa recentemente anunciado resultava do falhanço das ideias do Governo para este setor.
"Este programa foi anunciado para resolver a crise social em que o país se encontra mergulhado devido à escassez de casas para habitação. Como tem sido sublinhado a atual crise é o resultado do falhanço da política do Governo no domínio da habitação nos últimos sete anos, com custos sociais muito elevados para milhares de famílias", atacou Cavaco Silva.
15/2/2023
Cavaco Silva comentou a situação política do país e afirmou que estava "muito perigosa", durante uma intervenção nas comemorações do 183.º aniversário da Misericórdia - Obra da Figueira, na Figueira da Foz. "Tenho sido muito solicitado para falar sobre a situação política do nosso país. Mas considero que, da minha parte, não é tempo de falar, porque considero que a nossa situação política é, neste momento, muito perigosa e eu não quero atirar achas para a fogueira", afirmou.
30/9/2022
Defendeu que o primeiro-ministro e o seu Governo deviam sair "da situação de imobilismo" para realizarem as reformas decisivas e colocar a economia portuguesa numa trajetória de crescimento sustentável.
11/04/2022
Cavaco Silva disse que António Costa tem "um grau de coragem política muito baixo", com exceção da área do mercado de trabalho, em que "revelou resistência às pressões da extrema-esquerda quanto à legislação laboral".
9/10/2021
O antigo presidente da República afirmou que o então Governo socialista, "apoiado pelos partidos da extrema-esquerda, não foi capaz de aproveitar as boas condições de sustentabilidade da economia portuguesa herdadas" do executivo PSD/CDS.
14/5/2021
Fez duras críticas à política económica do Governo PS por criar "impostos adicionais" sobre "tudo o que mexe" para alimentar "o monstro" da despesa pública.
16399381