O atual presidente da ERT - Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo é candidato a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).
Corpo do artigo
O anúncio foi feito por António Ceia da Silva na sua página de Facebook. "Com o sentido de servir a minha terra, com convicção e determinação", justificou, revelando que "foi muito especial contar com os apoios dos presidentes das Federações do PS do Baixo Alentejo/ Beja, Évora e Portalegre", respetivamente Nelson Brito (presidente da Câmara de Aljustrel), Luís Dias (presidente da Câmara de Vendas Novas) e Ricardo Pinheiro (deputado na Assembleia da República e antigo presidente da Câmara de Campo Maior).
O presidente da ERT assegura que quer que esta candidatura "seja de todos os alentejanos", lançando o repto a todos os autarcas do Alentejo, "independentemente das suas opções partidárias", para que o apoiem.
Quando em julho de 2018 foi reeleito para um segundo mandato à frente da Entidade Regional de Turismo, Ceia da Silva assumiu que tinha como prioridade "a elaboração do Plano Estratégico, do ponto de vista turístico para a região, até 2027".
Atualmente, Roberto Grilo é o presidente da CCDRA.
De acordo com a divulgação feita pela ministra da Modernização do Estado e da Administração pública, Alexandra Leitão, "as eleições vão ocorrer em meados de outubro do corrente ano. Os colégios eleitorais são compostos por presidentes de câmara, vereadores, deputados das assembleias municipais e presidentes de junta de cada CCDR. Um dos vice-presidentes também será escolhido por eleições indiretas e o outro será nomeado pelo Governo.
António Ceia da Silva tem 57 anos. Nasceu em Portalegre, a 11 de abril de 1963, e é formado em Direito. Ingressou como técnico na Região de Turismo de São Mamede, onde chegou a presidente. Foi presidente da Federação do PS de Portalegre e deputado na X Legislatura na Assembleia da República eleito pelo Partido Socialista.
Foi reeleito em 12 de julho de 2018 para um segundo mandato de cinco anos à frente da ERT-Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, cargo para que foi eleito pela primeira vez após a reestruturação de 2013.