Excetuando interior Norte e litoral Sul, todo o território está agora em seca moderada. Março foi o sexto mais chuvoso deste século
Corpo do artigo
Num mês, de dois terços do território em seca extrema, a mais grave do índice, passamos a zero. No final de março, o sexto mais chuvoso deste século., excetuando o interior Norte e o litoral Sul, que estão na classe de seca severa, todo o território estava em seca moderada.
De acordo com o boletim climatológico do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), divulgado nesta sexta-feira, 81,7% do território estava em seca moderada, 15,9% em severa e 2,4% em fraca. Um desagravamento proporcionado pelas chuvas de março, depois do terceiro mês de fevereiro mais seco de sempre.
Atualmente, sublinha o IPMA, "a situação de seca já não se apresenta como uma das mais severas, uma vez que em comparação com 1981, 2005 e 2012 tem uma menor percentagem nas classes de seca mais graves - severa e extrema".
Sexto mais chuvoso desde 2000
Assim, em março, o valor médio da quantidade de precipitação correspondeu a 168% do valor normal da série 1971-2000, naquele que foi o sexto mês de março mais chuvoso do presente século. Destacando o IPMA que, nalguns locais da região Sul, que em fevereiro estavam em seca extrema, o total da precipitação foi cerca de três vezes o valor médio. Com Évora, Beja, Mértola e Castro Marim a ultrapassarem os maiores valores diários de precipitação.
Consequentemente, março fecha com um aumento dos valores de percentagem de água no solo, com maior expressão no Sul do país. Já no Nordeste Transmontano e Beira Alta, a "recuperação não foi significativa e mantêm-se os valores inferiores a 20%".
Quarto ano hidrológico mais seco de sempre
Em termos acumulados, o valor médio da quantidade de precipitação neste ano hidrológico, que se iniciou em outubro, corresponde agora a 52% do valor normal. Fazendo com que o ano hidrológico 2021/2022 seja, nesta altura, o quarto mais seco desde 1931, quando se iniciaram os registos.
Em termos territoriais, explica o IPMA, há locais do interior Norte e do litoral Sul com valores de precipitação acumulada inferiores a 50% neste ano hidrológico.