Com Orçamento em vista, PSD vai ao Pontal pedir "compromisso e sensatez" à Oposição
O líder do PSD-Algarve, Cristóvão Norte, espera que a Festa do Pontal, que decorre esta quarta-feira, mostre "o cariz popular do PSD". Ao JN, não antecipa o discurso do primeiro-ministro – que fala pelas 21 horas –, mas faz votos de que PS e Chega mostrem "sensatez" e permitam a aprovação do Orçamento do Estado (OE).
Corpo do artigo
Cristóvão Norte vai discursar antes de Luís Montenegro. Instado a desvendar os temas que abordará neste evento algarvio, diz ser incontornável falar da necessidade de "estabilidade política", fundamental "para que o OE seja aprovado".
O deputado pede "compromisso e sensatez" às "principais forças da Oposição" mas diz que, "desafortunadamente", não vê esses partidos disponíveis para irem ao encontro do "muito esforço" que o Governo tem feito nesse sentido.
No mais, o social-democrata garante que o Executivo está atento aos problemas na habitação e nos serviços públicos. Diz esperar uma "adesão muito expressiva" a uma festa que terá "num formato diferente" - mais próxima a um arraial -, para "demonstrar o cariz popular do PSD". A entrada no Calçadão de Quarteira será livre, haverá bancas com comida e, pelas 21.30 horas, há um concerto de José Cid.
Questionado, Cristóvão Norte não desvenda se haverá presenças mediáticas. Há um ano, Carlos Moedas e Marques Mendes foram ao Pontal e, em 2022, Pedro Passos Coelho surgiu ao lado de Montenegro. Esta será a primeira Festa do Pontal em que o atual líder do PSD participa enquanto primeiro-ministro.