A escalada do preço dos combustíveis está a refletir-se nos postos em Espanha junto à fronteira. Em alguns deles já é mais caro abastecer do que em Portugal.
Corpo do artigo
Até agora, e durante muitos anos, a diferença no preço do gasóleo, do lado de lá, rondava, em média, "25 a 30 cêntimos". Mas esta quinta-feira, na zona de Tui, onde existem cinco postos muito próximos da fronteira, e Tomiño, que fazem fronteira com Valença e Vila Nova de Cerveira, os preços por litro já quase não compensam a deslocação.
14661133
Exemplos: no Intermarché de Valença, o gasóleo está a 1,784 e na Galp da mesma cidade a 1,919 euros. Em Tui, onde os preços variam de posto para posto e sobem a cada dia, no posto da Repsol está 1,869, nos postos de Anta, a 1,829 e 1,849 e em Porriño a 1,909.
Se o abastecimento for feito em Tomiño, localidade galega junto a Vila Nova de Cerveira, a surpresa é grande: no posto da Cepsa, muito utilizado pela população portuguesa até Caminha e Viana do Castelo, o gasóleo já estava a ser vendido esta quinta-feira a 1,959.
"Há mais de sete anos que não se viam diferenças tão pequenas e combustíveis mais caros em Espanha", comentou ao JN Abel Guerreiro, presidente da direção dos Bombeiros Voluntários de Valença, que há muitos anos abastece as viaturas da corporação num posto em Tui, onde tem contrato com a empresa e o preço do gasóleo está a 1,829 euros.
"É preocupante para quem está na fronteira. Nós gastamos cinco mil litros de gasóleo por mês. Uma diferença de 25 cêntimos são 1250 euros por mês. Só que em Espanha, no último mês, mês e meio, subiu 50 cêntimos o litro", referiu Abel Guerreiro, lembrando que os combustíveis "são um custo muito elevado" para aquela associação.
"Todas as associações humanitárias do país estão com dificuldades de tesouraria. Algumas poderão entrar em rutura e o socorro ficará prejudicado, por não terem dinheiro para abastecer gasóleo. O Governo espanhol não tem de nos dar nada, mas o português ao cobrar impostos e ao não rever os preços dos serviços que fazemos, torna as nossas tesourarias incomportáveis", concluiu.
Em Portugal, o preço médio do gasóleo rondava esta quinta-feira 1,836 e a gasolina 1,939 euros.