Será lançado na próxima semana para que Portugal possa assegurar os 729 milhões de euros reservados em Bruxelas. Governo e PSD trocam acusações sobre atrasos.
Corpo do artigo
O concurso da linha ferroviária de alta velocidade entre Porto e Lisboa vai ser finalmente lançado, quase a terminar o prazo para Portugal apresentar a candidatura a Bruxelas e não perder um financiamento de 729 milhões de euros. Após o PSD ter dado luz verde ao projeto, o Governo garantiu ter “tudo pronto” para o lançamento do concurso público, que António Costa remete para a próxima semana e que é, por sua vez, uma das condições para a candidatura que deve ser apresentada até 30 deste mês.
No Parlamento, o projeto do TGV gerou uma acesa troca de a acusações, com o Governo a justificar que, concluída a avaliação de impacto ambiental, o avanço do projeto estava apenas dependente do apoio do PSD. Por sua vez, os sociais-democratas lembraram que este Executivo já foi responsável pelo falhanço de uma primeira candidatura e acusaram-no de tentar responsabilizar a Oposição pela sua “incompetência”.