A Cresap lançou esta segunda-feira a abertura do concurso para seleção de novo diretor-geral de Saúde. Os interessados têm 10 dias úteis para formalizar a candidatura ao lugar.
Corpo do artigo
O concurso para selecionar o sucessor de Graça Freitas na liderança da Direção-Geral de Saúde foi aberto, esta segunda-feira, dia 5, pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (Cresap). Os interessados em concorrer têm até ao dia 20 de junho (dez dias úteis) para apresentarem candidaturas ao cargo que oferece uma remuneração com um vencimento-base de 3 854,55 euros, a que acrescem mais 803,13 euros para despesas de representação.
A proposta de trabalho é em regime de comissão por um período de cinco anos, renováveis. O processo de seleção "é urgente, de interesse público, não havendo lugar à audiência de interessados e não havendo efeito suspensivo do recurso administrativo interposto do despacho de designação ou de qualquer outro ato praticado no decurso do procedimento concursal", lê-se na anúncio publicado pela Cresap.
Graça Freitas terminou em dezembro passado o mandato iniciado em 2018 e informou o Governo que não pretendia renovar. Rui Portugal, que foi subdiretor da DGS até à semana passada, quando apresentou a demissão, era um dos nomes falados e o próprio já tinha admitido concorrer. Mas a demissão, por motivos ainda por explicar, afasta-o da corrida. O outro subdiretor, Ricardo Mestre, saiu da DGS em setembro para ser secretário de Estado da Saúde.
Resta assim Graça Freitas que aceitou manter o cargo até surgir o substituto. A demissão de Rui Portugal parece ter acelerado o procedimento concursal para a substituição de Graça Freitas. Só em maio tinha chegado à Cresap o pedido e agora o concurso está aberto.
15569961