O primeiro-ministro português, António Costa, enalteceu o "conhecimento e a lucidez" com que a ex-chanceler alemã Angela Merkel continua a acompanhar a atualidade política, após uma reunião na residência oficial de São Bento.
Corpo do artigo
"Tive hoje o prazer de reencontrar a chanceler Angela Merkel num pequeno-almoço em São Bento. É assinalável o conhecimento e a lucidez com que continua a acompanhar a atualidade", escreveu António Costa na sua conta na rede social Twitter.
Os vários temas da agenda europeia, a urgência da paz na Ucrânia, a grave situação global que acompanhamos com incontornável inquietação. Foi um privilégio voltar a reunir com a senhora Merkel. pic.twitter.com/yqGoCTca4F
- António Costa (@antoniocostapm) October 13, 2022
Angela Merkel deslocou-se a Portugal para entregar o Prémio Gulbenkian para a Humanidade, de que foi presidente do júri, atribuído a duas organizações intergovernamentais dedicadas a produzir conhecimento científico e apoiar os decisores políticos no combate às alterações climáticas e à perda de biodiversidade.
A antiga chanceler alemã, que pertence ao partido democrata-cristão, conviveu com António Costa durante mais de seis anos, quer ao nível bilateral quer no quadro da União Europeia.