Cotrim de Figueiredo vai a escola pedir aos jovens que convencam a família a votar
Na reta final para as eleições europeias, o cabeça de lista da Iniciativa Liberal pediu esta quinta-feira aos jovens da Escola Secundária de Gondomar, no Porto, para convencerem a família a votar e a "manifestar o gosto pela Europa".
Corpo do artigo
A escolha da escola por Cotrim de Figueiredo não foi por acaso, mas por ter um Clube Europeu onde os alunos que o integram discutem os temas alusivos à Europa.
Logo à entrada estava um "placard" com várias perguntas: "Qual a função dos eurodeputados?", "Quais são os grupos políticos do Parlamento Europeu" ou "Porque devemos ir votar".
Esta última pergunta foi o mote para Cotrim de Figueiredo apelar imediatamente ao voto e à sua importância nestas eleições, mensagem que repetiu dia após dia.
Para, de seguida, pedir: "Levem as vossas famílias a votar e façam desta eleição europeia uma manifestação de gosto pela Europa".
O primeiro da lista da IL insistiu na mensagem reafirmando que qualquer pessoa que esteja fora da sua zona de residência vai poder votar esteja na praia ou no campo, sendo importante não desperdiçar esta oportunidade de mostrar o quão importante é a Europa.
Uma das professoras da escola, que acompanhou Cotrim de Figueiredo nesta visita, aproveitou para recordar que o voto não foi dado, mas sim conquistado devendo, por isso, ser valorizado.
Aproveitando essa afirmação, o candidato a eurodeputado recordou que hoje se assinalam os 80 anos do Dia D, dia em que pessoas lutaram e morreram pela liberdade na Europa.
"É um dia para honrar a memória dessas pessoas, algumas das quais deram a vida por nós", frisou.
Daí, acrescentou, a importância do voto e de valorizar o projeto europeu, sendo a melhor forma de o fazer ir votar no domingo.
"Vão às urnas, votem porque a Europa é importante e porque votar é honrar a memória dos que deram vida por nós há 80 anos", sublinhou.
De forma tímida, muito causada pela presença dos jornalistas, David, um dos 12 jovens que hoje esteve à conversa com Cotrim de Figueiredo, contou que foram a Bruxelas visitar vários espaços da Comissão Europeia para "ver por dentro" como as coisas funcionam, algo que todos tinham muita curiosidade.
"Gostei muito. Consegui ver como funcionam as coisas fora da televisão e, isso, é muito interessante", atirou.
Já Telma, aluna que está há mais tempo no Clube Europeu, quando questionada pelo liberal sobre a sua perceção da Europa respondeu: "É um continente muito equilibrado, organizado e unido, tirando alguns países que têm alguns conflitos".
Em jeito de brincadeira, Cotrim de Figueiredo disse que a Europa, tal como acontece em todas as famílias, tem "primos mais conflituosos".
Por seu lado, Rafael elogiou os direitos que a Europa proporciona assumindo, por esse motivo, orgulho em ser europeu.
Numa conversa de cerca de 30 minutos, além de reforçar o apelo ao voto, Cotrim de Figueiredo lembrou a importância dos intercâmbios de alunos, professores e pessoal não docente.
"É importante que as pessoas se sintam cada vez mais europeus e orgulhos em ser europeus", concluiu.