O deputado João Cotrim Figueiredo é o único candidato à liderança da Iniciativa Liberal, cuja eleição da comissão executiva vai decorrer na III Convenção Nacional, órgão máximo do partido, no domingo, em Pombal
Corpo do artigo
Fonte oficial do partido adiantou à agência Lusa que João Cotrim Figueiredo encabeça a lista única à Comissão Executiva, com a moção de estratégia global "Juntos a liberalizar".
A III Convenção Nacional do partido está marcada para domingo, a partir das 10:30, no auditório da Biblioteca Municipal de Pombal, distrito de Leiria.
João Cotrim Figueiredo é assim o único candidato a suceder a Carlos Guimarães Pinto na presidência da Iniciativa Liberal, que em 30 de outubro anunciou que abandonaria a liderança do partido, considerando que a sua missão estava cumprida no "dia histórico" em que a força política se estreou com uma intervenção no parlamento.
Para além da eleição da comissão executiva, de acordo com a mesma fonte, a Convenção Nacional de domingo servirá ainda para preenchimentos de lugares vagos no Conselho de Jurisdição e no Conselho Nacional.
Foram apresentadas 22 candidaturas individuais para seis vagas no Conselho Nacional e uma para o lugar que está em aberto no Conselho de Jurisdição.
Segundo o regimento da convenção, as eleições dos órgãos nacionais do partido realizam-se nessa mesma reunião por "voto direto, pessoal e secreto", devendo os membros votar, no caso do Conselho Nacional e do Conselho de Jurisdição, "até ao número de candidatos suficiente para preencher as vagas disponíveis".
De acordo com a ordem de trabalhos da III Convenção Nacional a que a agência Lusa teve acesso, para além do período eleitoral -- que culminará com a exoneração dos titulares do órgão cessante, a tomada de posse dos eleitos e o discurso do novo presidente da Comissão Executiva -, será ainda feita uma análise e discussão da atual situação política.
A última convenção do partido, na qual foi eleito Carlos Guimarães Pinto como presidente, realizou-se há pouco mais de um ano, em 13 de outubro de 2018.
A Iniciativa Liberal foi reconhecida pelo Tribunal Constitucional em 13 de dezembro de 2017, tendo-se estreado em eleições nas europeias deste ano.
Meses depois, nas eleições para a Assembleia da República, a Iniciativa Liberal conseguiu eleger um único deputado, pelo círculo de Lisboa.