João Cotrim Figueiredo, ex-presidente da Iniciativa Liberal (IL), anunciou esta quarta-feira à noite a sua candidatura à Presidência da República.
Corpo do artigo
O atual eurodeputado, eleito pela Iniciativa Liberal, anunciou esta quarta-feira à noite, na SIC, a sua candidatura a Belém. João Cotrim Figueiredo disse esperar contar com o apoio da IL na corrida presidencial.
O ex-líder da IL disse querer dar um "toque de modernidade" a Belém, caso seja eleito presidente da República, e adiantou que não comentaria, ao contrário do que fez Marcelo Rebelo de Sousa, esta quarta-feira, o combate aos incêndios em Portugal. "Expressaria máxima solidariedade, mas fora da época de incêndios é que seria o tempo para interrogar [o Governo]", referiu Cotrim Figueiredo.
Questionado sobre o que o fez sair da liderança da IL, num momento de crescimento do partido, o eurodeputado admite ter tido um "erro de perceção" ao considerar que o Governo de maioria absoluta de António Costa chegaria até ao fim da legislatura em 2026.
Caso fizesse parte de uma solução governativa em 2030, Cotrim Figueiredo, hoje com 64 anos, assumiu que teria 70 anos nessa altura e poderia não ter a "melhor capacidade".
A atual presidente da IL, Mariana Leitão, chegou a apresentar a candidatura à Presidência da República, mas retirou-a na sequência da saída de Rui Rocha da liderança do partido.