"Um homem de espírito livre". José Miguel Júdice é mandatário nacional de Cotrim Figueiredo

José Miguel Júdice saiu do PSD quando Marques Mendes era presidente
Foto: Fernando Veludo/Arquivo Lusa
O advogado e comentador político José Miguel Júdice será o mandatário nacional da candidatura de João Cotrim Figueiredo à presidência da República. "É um homem de espírito livre", justificou o ex-presidente da Iniciativa Liberal, declarando ser "uma honra" ter o antigo militante do PSD ao seu lado.
"O meu mandatário é José Miguel Júdice. Um homem que eu obviamente não escolhi pelas suas qualidades jurídicas. Escolhi porque é um homem de espírito livre, um espírito lúcido e que na sua vida pública já apoiou várias pessoas para cargos importantes, incluindo para a presidência da República, e fê-lo sempre escolhendo apoiar pessoas em quem confia e de quem gosta politicamente", explicou o também deputado do Parlamento Europeu, em entrevista à CNN Portugal. "Dá-me muita honra tê-lo ao meu lado", assegurou.
O ex-bastonário da Ordem dos Advogados desfiliou-se do PSD em 2007, quando Luís Marques Mendes - também na corrida a Belém - era líder dos sociais-democratas. Nesse mesmo ano, Júdice foi mandatário do socialista António Costa, antigo primeiro-ministro, à Câmara Municipal de Lisboa.
José Miguel Júdice é o Mandatário nacional da minha candidatura para Presidente da República.
- João Cotrim Figueiredo (@jcf_liberal) October 29, 2025
Um espírito livre, que personifica os valores principais em que assenta a minha campanha, sobretudo o da liberdade, mas também o do conhecimento e da cultura.
José Miguel Júdice... pic.twitter.com/sbqycYaC6K
Escusando-se a adiantar que outras figuras de renome o vão apoiar nas eleições presidenciais de 2026, Cotrim Figueiredo garantiu que terá "pessoas com experiência política" de várias cores partidárias na sua candidatura. "E depois tenho aquilo que batizamos como um grupo de pessoas Horizonte 2031 que vão ser talvez 100/150 pessoas, elas estão a entrar todos os dias, que são particularmente boas, notórias, capazes, competentes nas suas áreas, desde a Economia à Cultura, ao Desporto e à Inovação, muitas áreas diferentes da sociedade", revelou o candidato, completando que serão membros da sociedade civil que se revêem no seu projeto político porque acreditam que dará espaço para defender "alguma coisa diferente" para Portugal.
Nas redes sociais, Cotrim Figueiredo agradeceu a "confiança demonstrada" por José Miguel Júdice, de quem admira a "enorme lucidez" e "constante independência". "Um espírito livre, que personifica os valores principais em que assenta a minha campanha, sobretudo o da liberdade, mas também o do conhecimento e da cultura", escreveu.
O advogado será oficialmente apresentado no domingo, às 11 horas, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. As eleições presidenciais estão marcadas para 18 de janeiro de 2026.

