
As duas quedas mortais de pessoas que tentavam reparar telhados danificados pela tempestade Kristin motivaram um aviso por parte da GNR, que lembra que "trabalhos em altura comportam riscos elevados e podem ter consequências irreversíveis"
Foto: Nuno Brites
Face à continuação do mau tempo, e com vários acidentes associados, as autoridades emitiram alertas às populações.
Precauções no uso de geradores
Na sequência dos casos de intoxicação por monóxido de carbono que têm surgido, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) lançou um alerta sobre a utilização de geradores portáteis movidos a combustível. Além do aviso para "nunca ligar um gerador dentro de casa, na garagem ou em anexos", uma vez que são espaços fechados, a ANEPC refere que o escape do dispositivo "deve estar a, pelo menos, seis metros de distância de qualquer entrada de ar da habitação". É ainda recomendável confirmar "que o fumo do gerador não está a ser empurrado para o interior da habitação".
Fazer reparações em segurança
As duas quedas mortais de pessoas que tentavam reparar telhados danificados pela tempestade Kristin motivaram um aviso por parte da GNR, que lembra que "trabalhos em altura comportam riscos elevados e podem ter consequências irreversíveis". Pede, por isso, às populações que "estas intervenções sejam realizadas com todas as condições de segurança, recorrendo, se possível, a profissionais qualificados e a equipamento adequado". Confrontada com um número crescente de vítimas de quedas, também a Unidade Local de Saúde de Leiria pede para que a população "adote todas as medidas de segurança durante os trabalhos em curso no âmbito das ações de limpeza e reconstrução, prevenindo acidentes e novos traumatismos".
Evitar zonas costeiras e ribeirinhas
A intensificação da chuva a partir de hoje continua a requerer cuidados, sobretudo junto da orla costeira e das zonas ribeirinhas, por serem mais suscetíveis a sofrerem inundações. A ANEPC pede, por isso, que se evite a circulação ou permanência nesses locais, aconselhando cuidados idênticos junto de áreas arborizadas, por haver perigo de queda. No caso de haver áreas inundadas, não se deve atravessá-las. Também se aconselha a garantia de uma adequada fixação de estruturas soltas e o fecho e reforço de estores e janelas, sobretudo os que estão na direção do vento. Recolher estruturas exteriores, para evitar que sejam arrastadas, é igualmente importante.
Adotar condução defensiva
Para evitar acidentes, é importante adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tomando especial atenção à eventual acumulação de neve e/ou formação de lençóis de água nas vias. A ANEPC também aconselha a "assegurar o abastecimento de combustível em níveis que permitam percorrer trajetos alternativos ou a permanência do veículo em funcionamento por longos períodos de tempo, em caso de retenção nas vias afetadas".
