Diplomata foi nomeado em janeiro mas ainda não deixou Luanda. Governo diz que está dentro do prazo.
Corpo do artigo
O embaixador de Portugal em Angola, Pedro Pessoa e Costa, foi nomeado para a Noruega a 17 de janeiro, mas só na segunda-feira deixa o cargo. O processo cumpre os 60 dias do prazo, mas está a atrasar a posse do sucessor, Francisco Alegre Duarte, nomeado em dezembro. E tem a particularidade de ter deixado temporariamente "vago" o lugar em Oslo uma vez que o seu antecessor, António Quinteiro Nobre, deixou o cargo a 14 de dezembro.
O embaixador cessante em Angola foi nomeado pelo presidente da República para a Noruega a 17 de janeiro, por proposta do Governo. Segundo disse fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros ao JN, as nomeações "devem produzir efeitos nos 60 dias úteis subsequentes" à publicação em "Diário da República", pelo que o diplomata teria de sair até 11 de abril.
No entanto, a nomeação do novo embaixador Alegre Duarte para Luanda foi publicada a 24 de dezembro. Assim, e contando 60 dias a partir dessa data, o filho do histórico socialista Manuel Alegre tem até 18 de março para tomar posse.
Pessoa e Costa - que não respondeu ao JN - continuou a ter agenda pública em Angola após a nomeação para Oslo, com frequentes publicações nas redes sociais, onde, na passada sexta-feira, deu conta de que iria deixar o cargo.
anterior à viagem
Empossado para Luanda a 30 de dezembro de 2019, Pessoa e Costa esteve no país dois anos e dois meses. Os dados do Portal Diplomático revelam que, dos 12 embaixadores que Portugal já teve em Angola, só um - Fernando Neves, de 2001 a 2002 - desempenhou um mandato mais curto.
Durante a visita de Marcelo Rebelo de Sousa ao país, em novembro, foi notícia um alegado incidente diplomático. Ao JN, a Presidência não comentou o episódio, mas esclareceu que o processo de mudança de embaixador já decorria desde o verão. "Todo o processo de designação dos dois embaixadores para os novos postos é anterior à deslocação do presidente da República a Angola", realçou Belém, notando que os embaixadores "exercem plenamente as suas funções até ao dia em que deixam o posto". Segundo Belém, a substituição começou a ser tratada com Luanda em setembro, após proposta do Governo.
Saber mais
Despedida de Lourenço
Pessoa e Costa foi recebido segunda-feira pelo presidente angolano, João Lourenço. Na despedida, o diplomata falou da demora na atribuição de vistos para Portugal, apontando o dedo ao recurso a intermediários e louvando os "esforços" da embaixada.
Rápido a entrar e a sair
O antecessor de Pessoa e Costa na Noruega tomou posse em 2017 cinco dias após a saída do embaixador anterior. E já deixou o cargo a 14 de dezembro.