Comissões de utilizadores insatisfeitas com a redução de 30% em algumas ex-scut anunciada pelo Governo para entrar em vigor no próximo ano.
Corpo do artigo
Viajar em algumas autoestradas ex-scut (portagens sem custos para o utilizador), como a A22, A23, A24 ou A25, vai passar a custar menos 30%, a partir do próximo mês de janeiro. A medida é destinada aos veículos de classe 1 - com os restantes a terem uma redução de 13%, aplicada apenas no período diurno - e foi anunciada ontem por Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, após uma reunião do Conselho de Ministros. No entanto, não convenceu os utilizadores das autoestradas. As comissões de utentes dizem que a medida foi “um malabarismo” do Governo e que “não resolve a questão de fundo”.
Entre outros exemplos o Ministério da Coesão Territorial explicou que, se um condutor fizer duas deslocações diárias, do trabalho para casa e vice-versa, pela A25, entre Vouzela e a Guarda, paga atualmente, ao final do mês, 198 euros de portagens. A partir de janeiro, o montante cobrado será de 146 euros - o que se traduz, frisou o Governo, numa poupança anual de 624 euros.