O Pavilhão Desportivo da Escola EB2,3 e Secundária de Ourique foi encerrado, ao final da tarde de terça-feira, em virtude de ter sido detetada a bactéria da legionela na tubagem do balneário feminino.
Corpo do artigo
Num comunicado afixado no interior da escola, a direção informa a comunidade escolar que o pavilhão se encontra encerrado "pelo facto das análises recentemente efetuadas terem detetado legionela nos balneários".
8907584
No documento, que foi replicado na página de Facebook da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento Vertical de Ourique, é ainda referido que "assim que a situação se encontre regularizada, após novas análises, serão todos informados para que as atividades letivas possam decorrer do espaço".
O JN contactou o diretor da Escola EB2,3 e Secundária de Ourique, Fernando Santos, que confirmou a situação, acrescentando que "o espaço foi encerrado por precaução", tendo os professores optado por "outras atividades em salas de aulas".
O presidente da Câmara Municipal de Ourique garantiu que "não existe qualquer caso de doença entre os alunos", justificando que a autarquia "informou e está em contacto com a Unidade Local de Saúde", justificou.
O caso foi detetado "na sequência das análises regulares que a edilidade faz, apesar de a tal não ser obrigada. Vamos fazer a desinfeção e tomar as medidas protocoladas para estes casos e fazer novas análises", sublinhou Marcelo Guerreiro.
8946692
O autarca assegurou ao JN que a Câmara Municipal, em articulação com a direção da Escola, "tudo fará para superar, tão rapidamente quanto possível, os transtornos causados pelo encerramento do balneário feminino do pavilhão".
Na sua página de Facebook, Marcelo Guerreiro já publicou uma nota informativa sobre a "análise positiva de legionela, balneário encerrado e intervenção em curso".
Recorde-se que o recente surto de legionela no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, infetou 56 pessoas, cinco das quais acabaram por morrer. Na passada quinta-feira, 23 de novembro, um homem foi internado no Hospital Geral (Covões) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra com a doença, num caso considerado como isolado.