Avaliação será feita através de uma ferramenta de monitorização nos telemóveis concebida pela OMS Europa.
Corpo do artigo
A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou um estudo que quer aplicar pela primeira vez uma ferramenta digital para recolher dados referentes à publicidade digital paga a que as crianças estão expostas. O estudo procura perceber o impacto da exposição das crianças e jovens ao marketing digital de alimentos, tema que tem captado a atenção de investigadores, mas cujo conhecimento ainda é bastante limitado.
Maria João Gregório, investigadora responsável pelo estudo, afirmou ao JN que a "evidência atual demonstra que as atitudes, preferências e consumo alimentar das crianças são influenciadas pelo marketing dos alimentos, designadamente pelas diversas técnicas de persuasão utilizadas em publicidade".
O estudo "Avaliação da exposição de crianças e jovens portugueses ao marketing digital de alimentos e bebidas - Reality Meter", resultado de uma parceria entre a DGS e a Organização Mundial de Saúde Europa (OMS Europa), pretende ter uma amostra de cerca de 200 crianças e adolescentes entre os 3 e os 17 anos. "Contamos ter os resultados deste estudo até ao final do ano", explica a também diretora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável.
o que é o reality meter?
"Cerca de 100 crianças e adolescentes já nos permitirão dar resposta a um dos principais objetivos deste estudo, nomeadamente perceber se a ferramenta que estamos a utilizar pela primeira vez para recolher a publicidade digital paga à qual as crianças são expostas (software Reality Meter) tem potencial para ser uma ferramenta a utilizar num sistema de monitorização do marketing digital", elabora.
A ferramenta chama-se Reality Meter. Cada utilizador recebe um link (por e-mail), que redireciona imediatamente para a aplicação da Google Play Store.
Depois de configurada, a aplicação fica pronta para ser utilizada e deve permanecer ativa durante quatro semanas, de modo a monitorizar e recolher dados sobre a publicidade digital a que os jovens são expostos. O Reality Meter assenta numa ferramenta de monitorização, desenvolvida pela OMS Europa, a CLICK.
Segundo Maria João Gregório, "o elevado tempo despendido pelas crianças e adolescentes nos meios digitais e redes sociais torna-os suscetíveis a serem expostos a um considerável volume de publicidade. As crianças são particularmente vulneráveis às técnicas de persuasão utilizadas e, na verdade, o marketing digital complementa e tem capacidade de ampliar os efeitos da publicidade proveniente dos canais tradicionais". Apesar de a televisão permanecer como uma importante plataforma para publicitar produtos alimentares, crianças e jovens têm vindo a ser "progressivamente mais expostos" à publicidade através dos meios digitais. v
Estudo inovador
Maria João Gregório explica que "este é um estudo inovador que utiliza uma aplicação digital que recolhe informação sobre a publicidade digital paga à qual as crianças e adolescentes são expostos".
A quem se destina
O recrutamento para o inquérito está aberto no site da DGS. Podem participar crianças entre os 3 e os 18 anos e requer a utilização de um dispositivo móvel com sistema operativo Android.
Um novo desafio
Maria João Gregório defende que a monitorização do marketing digital a que as crianças estão cada vez mais expostas nas redes sociais "é de facto um desafio", existindo ainda poucas ferramentas disponíveis para o efeito.