Acumulação de gordura no fígado e pâncreas é responsável pela doença. É possível mudar o rumo do diagnóstico e há doentes que já o conseguiram.
Corpo do artigo
A diabetes tipo 2 é uma doença crónica, que obriga a tomar medicamentos e injeções de insulina. Já ouvimos isto. O que certamente muitos não ouviram é que a patologia pode ser reversível com uma perda de peso acelerada, que reduz a gordura do fígado e do pâncreas, permitindo que estes órgãos retomem o normal funcionamento. No Dia Mundial da Diabetes, doença que afeta mais de um milhão de portugueses, importa saber que, afinal, na hora do diagnóstico há uma luz ao fundo do túnel.
“Não é fácil de aplicar, mas funciona”, garante o endocrinologista Davide Carvalho, a propósito do mais recente livro de Roy Taylor “Um guia simples para reverter a diabetes tipo 2”. O professor de Medicina da Universidade de Newcastle, autor de mais de 300 artigos científicos, chegou à conclusão que a diabetes tipo 2 é reversível com uma dieta restritiva em hidratos de carbono, em 2011. Mas a mensagem não tem passado como seria desejável.