Disponível plataforma para proprietários de casas reportarem prejuízos do mau tempo

Também os municípios já podem proceder ao preenchimento dos mapas de inventariação de danos
Foto: Leonel de Castro
Ficou disponível, esta quinta-feira, a plataforma para os proprietários de habitações afetadas por tempestades este ano, nomeadamente pela Kristin, reportarem prejuízos.
A plataforma, disponível através do site da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, num separador dedicado às tempestades de 2026, refere que a legislação define dois escalões de enquadramento, destinados a prejuízos até cinco mil euros e a prejuízos entre cinco mil e dez mil euros.
Também os municípios já podem proceder ao preenchimento dos mapas de inventariação de danos (destinado à identificação e quantificação, não a candidaturas), que deverão ser enviados à CCDR Centro. Em causa estão infraestruturas e equipamentos municipais, equipamentos de coletividades, instituições de solidariedade social (IPSS) e edificado religioso, assim como património cultural.
Para a agricultura já era possível fazer, através do site da CCDR Centro, o reporte dos prejuízos, uma declaração necessária para "efeitos de avaliação e enquadramento de futura medida de apoio".
