Procura por rastreios e consultas tem aumentado nos centros do GAT, que também detetam mais positivos.
Corpo do artigo
Quem chega ao Checkpoint LX é recebido numa receção cuidada, onde não faltam panfletos e preservativos. Há mais de uma década que abriu no Príncipe Real, em Lisboa, o primeiro centro de rastreio destinado a homens que têm sexo com homens, criado pelo Grupo de Ativistas em Tratamento (GAT). Apesar de ser direcionado a esta comunidade, as portas estão abertas a quem se queira testar de forma anónima, confidencial e gratuita. E também o Serviço Nacional de Saúde pode referenciar.
Miguel Oliveira dá consultas de enfermagem num dos cinco gabinetes. "A maioria das infeções são detetadas em pessoas que vêm fazer testes de rotina porque sabem que têm comportamentos que os podem colocar em maior risco", conta. Apesar de o preservativo ser "um excelente meio de prevenção" da infeção por VIH, Luís Mendão lembra que a sua eficácia "não é perfeita", pelo que "devem ser usados todos os mecanismos, de acordo com as necessidades e o risco".
O fundador do GAT alerta que para pessoas com muitos parceiros e que vivam em comunidades onde haja muitas infeções por VIH e outras DST, a prevenção mais eficaz passa pelo uso combinado do preservativo com profilaxia pré-exposição (conhecida como PrEP). "O tratamento é uma arma poderosíssima", defende.
Em 2022, a procura de rastreios rápidos e consultas aumentou nos vários centros do GAT, resultando na deteção de mais casos. Depois da redução na pandemia, no ano passado foram realizadas nos sete centros e duas unidades móveis espalhadas por Lisboa, Almada e Setúbal 31 189 sessões de rastreio ao VIH, incluindo hepatite B, hepatite C e sífilis, e ainda 5336 consultas para o rastreio de outras infeções sexualmente transmissíveis (IST).
Foram detetadas 302 infeções por VIH, "um aumento em termos de número absoluto", sublinha Miguel Oliveira ao JN. Foram ainda detetadas 1577 infeções de gonorreia, clamídia, entre outras IST, o que significa que cerca de 30% das pessoas rastreadas tiveram um diagnóstico positivo de uma destas doenças.