O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para domingo, dia de eleições autárquicas, temperaturas acima do normal para época podendo chegar e até ultrapassar os 30 graus Celsius em algumas regiões do continente.
Corpo do artigo
"As temperaturas vão sofrer uma subida acentuada a partir de hoje em algumas regiões do continente como o Alentejo e Vale do Tejo da ordem do 5 a 6 graus Celsius. No domingo, na generalidade do território as temperaturas vão rondar os 30 graus na região sul, Alentejo e Vale do Tejo", disse à Lusa a meteorologista Patrícia Marques.
Também as temperaturas mínimas vão subir, podendo chegar aos 17/18 graus, segundo a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), "Estas temperaturas, acima do normal para esta época do ano, deverão manter-se pelo menos até meio da semana", indicou.
Para o arquipélago da Madeira, estão previstos períodos de céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas terras altas a partir da tarde e vento em geral fraco de norte/nordeste. As temperaturas mínimas deverão rondar os 20 graus e as máximas 25/26 graus no arquipélago da Madeira.
Quanto ao arquipélago dos Açores, o IPMA prevê para domingo céu muito nublado, com boas abertas, períodos de chuva na madrugada, passando a aguaceiros e vento moderado. As temperaturas vão rondar os 19 graus e as máximas os 24/25 graus Celsius.
A campanha oficial para as eleições autárquicas termina esta sexta-feira para mais de 800 grupos de cidadãos e forças políticas, que candidataram cerca de 12.860 listas a autarquias de todo o país, de acordo com dados provisórios da Comissão Nacional de Eleições (CNE).
Nas eleições autárquicas, que decorrem entre as 8 horas e as 19 horas de domingo, os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes de 308 câmaras municipais, 308 assembleias municipais e 3.221 assembleias de freguesia. Outras 37 freguesias vão escolher o executivo em plenários de cidadãos, por terem menos de 150 votantes.
De acordo com a Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (MAI), existem 9.303.840 eleitores inscritos para as autárquicas.