Colisão frontal entre dois carros, em Alijó, matou dois jovens. Acidentes em Valpaços, Anadia e Grândola foram fatais para mais três pessoas.
Corpo do artigo
O domingo amanheceu carregado de luto no distrito de Vila Real. Numa violenta colisão entre dois carros, no concelho de Alijó, morreram dois jovens e quatro ficaram feridos, três deles em estado grave.
Quase uma hora depois, um homem morreu e outro ficou ferido com gravidade num despiste de automóvel no município de Valpaços. Noutro despiste, à tarde, um homem perdeu a vida na autoestrada A1, em Anadia. Durante a madrugada, já tinha morrido um motociclista que colidiu com um carro, em Grândola.
As autoridades de socorro foram alertadas para a colisão frontal de Alijó por volta das 6.10 horas. Um carro ligeiro comercial, cujos ocupantes eram dois rapazes de Murça, e um automóvel, em que viajavam quatro raparigas de Sanfins do Douro, Alijó, chocaram de frente na variante à Estrada Nacional 212, na zona da Chã.
Foram declarados no local os óbitos de Miguel Teixeira, de Murça, e de Inês Rodrigues, de Sanfins. Devido à gravidade dos ferimentos sofridos, o companheiro de viagem de Miguel, Francisco Fernandes, de 21 anos, teve de ser transportado por um helicóptero do INEM para o Hospital de Santo António, no Porto.
As três raparigas que viajavam com Inês, uma delas sua irmã, com idades na casa dos 20 anos, foram transportadas para o Hospital de Vila Real. Duas delas em estado considerado mais grave, mas sem correrem perigo de morte. O grupo feminino regressaria a Sanfins do Douro depois de ter passado a noite na festa da Senhora da Pena, na freguesia de Mouçós, Vila Real. Os dois rapazes seguiam em sentido contrário. Teriam estado no Festival do Moscatel de Favaios (Alijó) e dirigiam-se a Murça. O acidente ocorreu numa via em bom estado, numa curva aberta e com traço contínuo a separar as duas faixas de rodagem.
TRÊS óbitos em despistes
Em Canaveses, no concelho de Valpaços, um carro saiu da Estrada Municipal 574 e foi por uma ribanceira abaixo. O alerta foi dado pouco depois das 7 horas. O condutor, Luís Carlos, 60 anos, residente em Fonte Mercê, morreu no local e o amigo, de 50 , que estava a transportar à aldeia de Veiga de Lila, no mesmo município, ficou ferido com gravidade.
Pouco depois das 17 horas, um homem perdeu a vida num despiste na autoestrada A1, na zona de São Lourenço do Bairro, em Anadia. A mulher e a filha da vítima mortal ficaram feridas e foram levadas para o Hospital Universitário de Coimbra.
Um motociclista com 40 anos, natural do Montijo, morreu depois de colidir de forma violenta na traseira do automóvel em que seguiam uma mulher e três crianças. O acidente ocorreu cerca das 3 horas de ontem, numa reta do IC1, entre Grândola e Alcácer do Sal, numa zona que foi recentemente pavimentada. O homem foi projetado para a estrada e teve morte imediata. A condutora do carro sofreu ferimentos ligeiros e foi transportada ao Serviço de Urgência Básica do Centro de Saúde de Alcácer do Sal. Psicólogos do INEM foram ao local acudir aos menores.
Barragem
Um idoso, de 80 anos, morreu, no domingo, afogado na barragem do Maranhão, Avis. Em declarações à agência Lusa, fonte do CDOS de Portalegre explicou que o alerta foi dado pela família da vítima, às 20.45 horas, para o CODU do Instituto Nacional de Emergência Médica.
"O alerta para o CODU já referia que o senhor se encontrava em paragem cardiorrespiratória e fora da água", anunciou o CDOS. Esta família "encontrava-se em lazer junto à barragem", quando o homem entrou em situação de pré-afogamento.
Vítimas
Luís Carlos
Idade: 60 anos
Lugar: Fonte Mercê (Valpaços)
Miguel Teixeira
Idade: 21 anos
Lugar: Murça
Inês Rodrigues
Idade: 26 anos
Lugar: Sanfins do Douro (Alijó)