O responsável da Associação Nacional de Centros de Inspeção Automóvel (ANCIA) pediu, esta terça-feira, mais campanhas de segurança rodoviária direcionadas ao público jovem.
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O presidente da Associação Nacional de Centros de Inspeção Automóvel (ANCIA) pediu, esta terça-feira, uma maior fiscalização e mais campanhas de segurança rodoviária direcionadas para jovens com menos de 25 anos. De acordo com Paulo Areal, a sinistralidade com risco de morte associada aos jovens condutores pode ser 30% superior quando comparada com "o resto da população".
Na conferência "Zero Mortes na Estrada, Todos os Dias", organizada pela ANCIA no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, Paulo Areal identificou como prioridade a realização de campanhas de sensibilização, direcionadas aos jovens, que "podem e devem ser intensificadas com recurso a novas abordagens e ferramentas como as redes sociais", apontou.
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Num encontro onde estiveram várias autoridades e instituições nacionais ligadas à segurança rodoviária, a comunicação digital foi o tema central, onde ficaram evidentes as limitações em chegar ao público mais novo. Mesmo com os avanços registados por cada entidade no mundo da Internet.
Contas no TikTok
O comissário Tiago Jacinto, chefe de Núcleo da Divisão de Trânsito e Segurança Rodoviária da PSP, afirmou que a força policial está nas "redes sociais com projeção significativa em Portugal", como o Facebook. No entanto, admitiu que os jovens podem estar mais presentes em outras plataformas, como o TikTok, depois de questionado por um elemento do público.
Já a tenente Inês José, da Divisão de Comunicação e Relações Públicas da GNR, diz estar a ser ponderada a criação de uma conta no TikTok por parte desta autoridade, já que os "jovens são um público-alvo" ao qual querem "mesmo chegar". A GNR divulgou, no início de setembro, um vídeo com o youtuber Nuno Agonia, que fez parte de uma campanha de sensibilização de combate ao cyberbullying "A Vida Não É Um Jogo".
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Paula Vicente, chefe de Divisão de Comunicação, Inovação e Projetos Especiais da Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária (ANSR), reconhece que os influenciadores digitais podem ser uma forma eficaz de chegar a idades mais novas. "Saber onde estão os jovens é um ponto fulcral. Os serviços públicos têm de se reinventar e adaptar", disse.
A pensar na campanha do Natal e do Ano Novo da ANSR, Paula Vicente admitiu a possibilidade da Segurança Rodoviária passar a estar presente em plataformas como o TikTok ou o Spotify no futuro.