Já há 400 mil inscritos na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que se realiza em Lisboa em agosto, anunciou o Papa Francisco num vídeo dirigido aos jovens. Espanha segue-se a Portugal como o país europeu com mais inscritos, destacando-se ainda França, Itália e Polónia.
Corpo do artigo
No continente americano, os países com maior representatividade são os Estados Unidos da América, o Brasil, o México e a Argentina, revelou a organização da JMJ Lisboa 2023 ao JN, destacando também o Panamá (onde se realizou a última JMJ, em 2019).
Do continente africano, a organização da Jornada realça a inscrição de jovens provenientes de Moçambique, Angola e Guiné-Bissau, países que historicamente têm uma maior ligação a Portugal.
A organização da Jornada tem dito que gostaria de ter um milhão de jovens inscritos. "O número mágico de um milhão da participação de jovens seria muito confortável" revelou D. Américo de Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, em entrevista ao JN e à TSF a 25 de dezembro. Espera-se que ao longo da Jornada os peregrinos fiquem alojados nos vários concelhos do distrito de Lisboa.
Mais de sete mil voluntários
D. Américo Aguiar contou ao JN que já estão inscritos cerca de 7 000 voluntários que irão acolher os peregrinos e ajudar na dinamização das várias iniciativas, dos quais 2 000 estão já em formação permanente para funções de coordenação. Mas o bispo auxiliar de Lisboa prevê que esse número venha ainda a aumentar.
"Podemos estar a falar de um contingente de voluntariado entre os 20 mil e os 30 mil, dependerá do número de inscritos na JMJ", contou ao JN em dezembro.
A propósito da JMJ Lisboa 2023, as dioceses portuguesas promoveram, no fim de semana, 24 horas de oração pelos "frutos da Jornada". A iniciativa, que surgiu como resposta a um desafio do Comité Organizador Local (COL) da Jornada, teve início às 15 horas de sábado.
Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer entre os dias 1 e 6 de agosto deste ano, com as principais cerimónias a terem lugar no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.