Em três meses, o Serviço de Escuta da Província Portuguesa da Companhia de Jesus recebeu duas denúncias de abusos de menores, envolvendo dois jesuítas já falecidos.
Corpo do artigo
Os casos terão acontecido nos anos 50 e 80 e referem-se a toques em zonas íntimas. "As vítimas pretendiam dar a conhecer a situação vivida, tendo, por isso, sido acolhidas e escutadas e o seu sofrimento reconhecido", refere a Companhia de Jesus em comunicado.
O Serviço de Escuta foi ainda contactado por outras vítimas que, relatando abusos ocorridos fora do âmbito da Companhia de Jesus, foram acolhidas, informadas e orientadas relativamente às entidades competentes para receberem os testemunhos e tratarem as denúncias.
Criado em novembro, no âmbito do Sistema de Proteção e Cuidado de Menores e Adultos Vulneráveis, o Serviço de Escuta destina-se a acolher, escutar e apoiar vítimas de abusos sexuais, independentemente da data em que tenham ocorrido.
Sofia Marques, coordenadora do Serviço de Escuta, agradece os contactos e a "confiança que as vítimas depositaram neste serviço que procura escutar, acompanhar e apoiar todos os que possam ter sido vítimas de abusos sexuais nas organizações ligadas aos jesuítas" e a Companhia de Jesus "lamenta profundamente o impacto e o sofrimento que estas situações causaram às vítimas e reza para que possam agora encontrar paz e serenidade", pode ainda ler-se no comunicado.