Emigração jovem qualificada pode custar dois mil milhões de euros por ano a Portugal
O estudo da Federação Académica do Porto aponta que mais de 73% dos alunos universitários ponderam emigrar após a conclusão dos seus estudos superiores, com mais notoriedade nos estudantes de mestrado.
Corpo do artigo
A emigração dos estudantes “poderá resultar em perdas líquidas de mais de 95 mil milhões de euros para a economia portuguesa, ao longo de 45 anos”, caso 73% de todos os alunos universitários do país emigrarem (400 mil alunos), o que daria “uma perda orçamental líquida de cerca de 2,1 mil milhões de euros, por ano”, revela um estudo do Centro de Estudos da Federação Académica do Porto (CEFAP).
O prejuízo de 95 mil milhões de euros referido inclui 45 mil milhões em receita de IRS, 7 mil milhões em impostos indiretos e 61 mil milhões em contribuições líquidas para a Segurança Social, detalha o documento.