Já foram emitidos mais de 5,5 milhões de vales, no âmbito da plataforma MEGA, destinados à aquisição de manuais escolares nas papelarias ou à troca por livros reutilizados nas escolas. Até ao momento, segundo os dados do Ministério da Educação, mais de 90% dos alunos têm vouchers emitidos, sendo que as famílias resgataram 3,5 milhões de vales.
Corpo do artigo
A disponibilização de manuais escolares na plataforma MEGA abrange apenas os alunos do ensino público ou de estabelecimentos do ensino particular com contrato de associação. Os vouchers vão sendo emitidos à medida que as escolas descarregam na plataforma Mega os dados dos alunos. Segue-se um processo de distribuição de manuais, podendo ser atribuídos ao estudante exemplares novos ou usados. As famílias podem encomendar os livros escolares novos em qualquer uma das livrarias aderentes, enquanto os reutilizados devem ser levantados nas respetivas escolas. Para ter acesso aos vales, os encarregados de Educação têm de estar registados no portal MEGA.
Assim, desde o dia 2 de agosto, estão a ser distribuídos os vouchers para os estudantes do primeiro ciclo e para os alunos dos 8.º e 11.º anos. Para os restantes níveis de ensino e outras ofertas formativas, a emissão de vales iniciou-se a 9 de agosto.
"À data de hoje, foram emitidos mais de 5,5 milhões de vales na Plataforma MEGA (entre manuais novos e reutilizados), sendo que mais de 90% dos alunos tem já vales emitidos. O número de vales resgatados é de cerca de 3,5 milhões", detalhou ao JN o Ministério da Educação.
No final de cada ano letivo, após o término das aulas, os estudantes terão de devolver os manuais nos seus estabelecimentos de ensino. Os dados do Ministério da Educação, referentes ao ano letivo passado, relevam que o portal emitiu mais de 6,1 milhões de vouchers em 2021, sendo que quase 5,5 milhões foram levantados pelos encarregados de educação. Até ao final de julho, tinham sido reaproveitados 2,3 milhões de livros, correspondendo "a uma percentagem de cerca de 65% dos manuais a reutilizar".