Vouchers começam a ser emitidos a partir de hoje através da plataforma Mega. Livrarias e supermercados com descontos.
Corpo do artigo
Os vales para trocar por manuais escolares começaram a ser emitidos a partir de hoje, através da plataforma Mega. Destinam-se, para já, aos alunos do primeiro ciclo, do 8.º ano e do 11.º ano. Os restantes níveis de ensino podem aceder aos vouchers a partir do dia 9 de agosto. O programa de troca de vales por manuais reutilizados ou novos gratuitos abrange os estudantes das escolas públicas ou os alunos a frequentar estabelecimentos com contratos de associação. A medida deixa de fora o ensino privado que lamenta a "discriminação entre alunos".
"É uma injustiça e parece-nos absolutamente inaceitável. Isto é um apoio aos alunos, não é uma medida de Ação Social Escolar. É uma medida destinada a pessoas com posses. Não há nenhuma razão para haver uma discriminação entre alunos apenas em função da sua opção educativa", criticou ao JN Rodrigo Queiroz e Melo, diretor-executivo da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo, frisando que a associação vai continuar a lutar pela igualdade no acesso aos vales, à semelhança do que foi feito com o cheque-dentista que, só no ano passado, foi alargado ao ensino privado.
De acordo com Rodrigo Queiroz e Melo, "muitos colégios têm alunos com muitas dificuldades económicas". Nesses casos, têm sido os estabelecimentos de ensino a prestar o apoio às famílias. Quer seja através da compra de livros ou do reaproveitamento de manuais de outros alunos.
"A inexistência de apoio do Estado significa que o número de alunos que pode beneficiar [do apoio] é menor do que poderia ser", lamentou o responsável.
Descontos
A cerca de um mês e meio do início das aulas, há livrarias e supermercados com descontos na compra de manuais e cadernos de fichas. FNAC, Bertrand, Wook, Continente, Note, Auchan e El Corte Inglés aceitam os vales do portal Mega e já anunciam descontos para quem fizer encomendas.
A FNAC oferece 5% de desconto na fatura dos manuais e cadernos escolares. Também na Bertrand, até ao final deste mês, as famílias têm direito a 5% de desconto e portes grátis na aquisição de manuais escolares e cadernos de atividades, bem como 20% de desconto em todos os livros de apoio escolar e do Plano Nacional de Leitura.
No Wook , de acordo com a informação disponível no site, a livraria também desconta 5% na fatura dos livros escolares. Oferece ainda portes grátis e menos 20% no material escolar.
Já o El Corte Inglés, na sua campanha de regresso às aulas, reverte para saldo em cartão 10% do valor total gasto em manuais. O valor poderá depois ser utilizado numa compra de material escolar com valor igual ou superior a 30 euros ou numa compra em supermercado, desde que seja num valor igual ou superior a 60 euros.
Na Note! e no Continente, até ao fim do mês, é possível encomendar os manuais escolares e cadernos de atividades com 5% de desconto mediante apresentação do cartão Continente. Há ainda um desconto de 20% no encapamento.