Efeito das alterações climáticas poderá ter impactos, nomeadamente económicos, no setor das energias renováveis e sobrecarregar a eólica e solar.
Corpo do artigo
A energia das ondas na costa Atlântica da Península Ibérica está a diminuir devido às alterações climáticas, segundo revela um estudo do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP). A diminuição de energia das ondas poderá levar à redução da capacidade global das fontes de energia renováveis e sobrecarregar a eólica ou a solar.
Os investigadores do CIIMAR e do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto uniram-se para uma investigação que visa compreender de que forma as alterações climáticas podem afetar a disponibilidade e a variabilidade dos recursos de energia das ondas.