Cursos que resultam da parceria entre instituições de ensino, autarquias e empresas estão mais adaptados às necessidades de cada região.
Corpo do artigo
Quase dezena e meia de escolas estão a lecionar, neste ano letivo, cursos profissionais técnicos no âmbito do programa Ser Pro da Iniciativa Educação. Procuram dignificar a formação profissional, resultam de parcerias com instituições de Ensino Superior, autarquias e empresas, estão adaptados às regiões onde decorrem e visam reduzir o défice de técnicos no mercado de trabalho.
Gonçalo David, residente em Avis, no distrito de Portalegre, é um exemplo de quem fez o Curso Profissional de Técnico de Indústrias Alimentares, em Sousel, e entrou logo no mercado de trabalho. Também há quem prefira continuar os estudos no Ensino Superior, como fez Ana Rua, que concluiu o Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Farmácia em Gondomar e agora frequenta a licenciatura em Farmácia na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto. São dois exemplos para conhecer melhor na página ao lado.